segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Digestão

Você sabe como ocorre a digestão?
    
     Carnes, legumes, leite. Proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras. Comemos praticamente uma variedade infinita de alimentos muito complexos, compostos por moléculas idem. O papel da digestão no metabolismo é dividir quimicamente os alimentos. Mas você sabe o que acontece com esses alimentos depois que você os põe na boca?

    
"As pessoas costumam entender como digestão a sensação de saída do alimento do estômago. Para elas, isso significa que houve digestão, mas o que houve foi somente o deslocamento do alimento que saiu do estômago", explica o gastroentorologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sender Miszputen.
    
Para que o corpo absorva os alimentos, é preciso dividí-los nos seus componentes simplificados. Essa divisão das moléculas (gorduras, proteínas e carboidratos) acontece em diferentes locais. Acompanhe a seguir como ocorre esse processo.

Digestão passo a passo

 O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento, (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos).
 
Anexos :
  * Dentes - são anexos da cavidade bucal possuindo a coroa e raíz. A coroa consiste de tecidos mineralizados, o esmalte e dentina . O tecido mineralizado da corôa é cemento e a dentina.
  * Glândulas salivares
São em número de 3 pares: parótidas , submandibulares e sublinguais. Produzem saliva, secreção alcalina de pH em torno de 6 ( á base de bicarbonato de cálcio e ptialina - amilase salivar)
   Funções da saliva: umidecimento, maturação do esmalte, proteção imunológica e maturação do esmalte.

     A faringe (pequeno tubo comum ao aparelho digestivo e respiratório) está junta a ossos e cartilagens que auxiliam na deglutição (ato de engolir).
      Depois de passar pela faringe, o alimento se desloca por um tubo alongado e muscular chamado esôfago. O bolo alimentar é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares.
      Ao final do esôfago encontra-se o estômago, o órgão mais popular quando o assunto é digestão, que tem formato de bolsa. No estômago começa a quebra das proteínas e gorduras.
      Logo depois do estômago, está a porção duodenal do intestino delgado. (Todo o aparelho digestório pode ser tido como um grande tubo contínuo, porém alargado em algumas porções). No intestino delgado é continuada a quebra das proteínas e carboidratos, além da absorção dos mesmos pelo organismo.
           Na seqüência dos órgãos, o intestino delgado é seguido do intestino grosso. Nele é feita a boa parte da absorção da água que existe nos alimentos. É também no intestino grosso que o bolo alimentar vai se transformando em fezes, que é todo o material não absorvido pelo organismo e que será eliminado.
      Chegamos ao final do processo digestivo: depois do intestino grosso, as fezes passam pelo reto, um canal que se abre no ânus, orifício por onde as fezes serão eliminadas.




                         




Doenças
 

Azia
     Queimação, ardência, a sensação de ter uma bola de gás passeando pelo esôfago. O desconforto causado pela azia faz qualquer um pensar duas vezes antes de "pecar" numa refeição exagerada. Se você sofre freqüentemente com esse problema, é bom procurar um médico. Mas de antemão saiba que mudança nos hábitos alimentares correpondem a 90% do tratamento.
    
A azia pode ser sentida logo acima da "boca do estômago" ou começar nesse ponto e se estender até a garganta, espalhando a sensação de queimação atrás do esterno (osso que fica no meio do peito).
    
Em alguns casos extremos, "a dor causada pela azia é tão forte que pode ser similar à angina e confundida com infarto", diz Mauro Masson, professor da disciplina de Gastrocirurgia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
    
Clinicamente, a azia é a manifestação de ácido no esôfago, causando queimação. Trata-se de um sintoma da doença do refluxo gastroenofágico, que se manifesta no esôfago, quando o alimento volta do estômago para esse. O fluxo normal da digestão é boca-esôfago-estômago. Quando o alimento faz o caminho de volta, é chamado refluxo.

Gastrite

     Uma leve azia, que vai se tornando freqüente e mais intensa e você se vê obrigado a ir ao médico. Um dos possíveis diagnósticos é a gastrite, que, segundo definição do médico Antonio Laudanna, presidente da Fundação de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo (Fugesp) é "um processo inflamatório do tecido que reveste o estômago internamente, a mucosa."


Sintomas
     Ainda segundo Loudanna, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), "quem sofre de gastrite, de um modo geral, pode apresentar queimação na altura do estômago, porção superior do abdome. A sensação de pirose (termo médico para queimação), pode se estender até o esôfago, na altura do esterno (osso localizado no meio do peito)".

    
Além das dores e queimação, estão entre os sintomas dae alguns casos de gastrite soluços, eruptações (arrotos), perda de apetite, náuseas, sensação de estômago cheio e vômitos. Nas formas mais graves, podem ocorrer hemorragias. 

Úlcera
     Dores de estômago diariamente, perda de apetite, sensação de estômago cheio. Todo mundo já sentiu isso algumas vezes, mas a repetição desses sintomas por dias seguidos pode ser um aviso de que algo está errado com seu corpo. Um dos diagnósticos possíveis para esse quadro é a úlcera.
    
 A úlcera é uma ferida que, no aparelho digestivo, pode surgir no estômago ou no duodeno. O vilão da história é o ácido clorídrico, que inicialmente provoca uma inflamação na mucosa do estômago, à qual se segue uma erosão e, por fim, a úlcera.
     
Segundo o cirurgião do aparelho digestivo Dênis Pajecki, "as úlceras duodenais são as mais comuns e são causadas, em grande parte, por uma bactéria".
     
Comum tanto em homens quanto em mulheres, de todas as idades, as causas e o tratamento da doença sempre foram um desafio para a medicina.
 

Refluxo

      Uma queimação que vai subindo pelo peito até a garganta e que aparece em qualquer horário. Se a situação é comum na sua rotina, é preciso tomar cuidado. Esse é um dos sintomas de uma das doenças mais comuns do aparelho digestivo, o refluxo gastroesofágico.
     
Mas também não precisa sair correndo para o médico se você tem azia de vez em quando. As pessoas normais podem ter essa sensação após refeições muito pesadas. O problema é quando o incômodo se torna prolongado ou ocorre o dia todo ou à noite.
     
Nesses casos, é possível que a pessoa tenha a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como é definida pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. "A azia é sintoma da doença do refluxo", diz o gastroenterologista Mauro Masson Lerco, professor da disciplina de Gastrocirurgia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
 


Dez dicas para ter uma digestão saudável

     Não são poucas as pessoas que se queixam de mal-estar, "queimação no estômago" e coisas do gênero. Quem sofre com esse tipo de problema acaba perdendo um pouco do prazer que proporciona uma boa refeição. Isso sem falar que, se você está se sentindo mal durante a digestão é porque algo não está funcionado bem no seu organismo.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia lista dez dicas para você ter uma boa digestão. Confira, siga e aprenda a comer direito.

·  Nunca tome medicamento sem orientação médica

·  Bom senso na hora de comer

·  Refeições nos horários e ambiente corretos

·  Não fique muito tempo em jejum

·  O cochilo depois do almoço está vetado

·  Frutas, verduras e legumes sempre fazem bem

·  Lados bom e ruim do leite

·  Cigarro nem pensar

·  Atenção para as bebidas alcoólicas

· O cafezinho depois do almoço


Fonte: saude.terra.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário